Tendências na logística (2019)

Rolf Bax

Rolf Bax

May 26, 2020 - 10:04

A revolução digital é visível por toda a parte, em qualquer organização ou residência. Não há mais como fugir dela e se você olhar para o passado e vislumbrar o futuro, verá que estamos no meio do caminho.

Desde a globalização, a digitalização no setor logístico é uma das mais importantes oportunidades de eficiência, novos modelos de negócio, melhor experiência do cliente e sustentabilidade. O que isto vai significar no futuro, vamos descrever em nosso blog, com base no relatório da DHL sobre tendências na logística, divulgado recentemente. 

logistics and green environment

1. Centralidade no cliente

No ambiente digital atual, a orientação ao cliente é de alta prioridade. Os clientes possuem grande poder para decidir onde, qual e como compram seus produtos e serviços. Transparência, preços acessíveis, facilidade e rapidez na entrega e devolução são questões importantes sobre as quais novos modelos de negócio se originarão a fim de atender aos desejos dos clientes.

A estratégia Omnichannel continua sendo uma forte tendência para o futuro, com o varejo B2b, em relação a B2c, duplicando. As empresas vão precisar explorar isso. Na área de logística, você deve pensar em redes de fulfillment flexíveis, soluções para visibilidade do inventário, modelos de custos de remessa baseados em proximidade e soluções de last mile delivery.

Também no setor de produtos frescos, novas soluções são imprescindíveis para atender às necessidades do cliente. Os consumidores frequentemente vão fazem suas compras diárias online (a expectativa é de 70% dentro de 5 anos) e as vendas online deverão aumentar substancialmente.

Para poder atender à centralidade do cliente, você vai precisar estar o mais perto possível do consumidor. A tendência Connected Life com tecnologias inteligentes dentro e em torno da casa também vai continuar a desempenhar seu papel.

Como último aspecto, a servitização vai ajudar fabricantes com uma mudança de paradigma, de fazer produtos para uma situação onde a prestação de serviços será prioritária. Assim, novos modelos de negócio surgirão, mais voltados para o consumidor.

2. Sustentabilidade – tornando uma indústria com emissões zero

Em todo o mundo, compromissos são firmados diariamente para reduzir a emissão de CO2. Gasolina e óleo diesel serão reduzidos nos próximos 10-20 anos. Com a finalidade de diminuir produtos residuais, soluções ecológicas serão concebidas. Também em logística, se dá muita atenção a esta questão. A DHL, por exemplo, quer ser uma empresa com emissão zero em 2050. Sustentabilidade não se aplica apenas a transportes, mas também à armazenagem. Frotas e logística verdes, contêineres inteligentes são, aliás, dois termos que se tornarão muito importantes no futuro.

3. Tecnologia – inovação catalisadora com um ponto crítico de desempenho de custos

Em termos de tecnologia, muita coisa já é possível. Tudo e todo mundo está conectado entre si. Previsibilidade, big data, custos tecnológicos decrescentes e o desempenho crescente e contínuo da informática fazem com que as cadeias de abastecimento se tornem cada vez mais inteligentes, ágeis e previsíveis. No momento, a adoção da tecnologia é ínfima, mas as vantagens serão enormes a longo prazo. As oportunidades de IoT (internet das coisas) em logística estão estimadas em 1,9 milhão de dólares. Uma outra oportunidade é a Next Generation sem fio. Novas redes sem fio podem ser um catalisador para implementações em grande escala da IoT no setor de logística, e a logística conectada vai possibilitar diversas cadeias de suprimento mais inteligentes e inteiramente novas. A IA (inteligência artificial) está se tornando muito mais importante que no passado e o mesmo vale para blockchain. A blockchain remove partes significativas de complexidade da cadeia de abastecimento global. Diversos desenvolvimentos e startups já estão em curso e os primeiros resultados são positivos, mas o sucesso efetivo precisa ainda ser comprovado. A adoção de blockchain poderia redefinir processos seculares.

4. Pessoas – criando a força de trabalho homem-máquina colaborativa do futuro

A automatização de tarefas humanas (sobretudo as intensivas e repetitivas) é um dos maiores pilares que abrange a digitalização da logística e transporte. Muitas vezes você pensa logo no desaparecimento de empregos, mas é logo também a criação de empregos em campos da logística totalmente novos.
O mercado pede por automatização (entrega mais rápida, escassez de pessoal etc.). Você vê isso na China já há alguns anos, consequentemente estando na vanguarda da robotização. Também em outras partes, pode-se ver os primeiros robôs (inclusive em grande escala) em armazéns. Com isso, surge a necessidade de mais empregos para o trabalho digital e novos modelos de trabalho se originarão.

Este blog é um resumo com base no relatório de tendências da DHL de setembro de 2019. www.dhl.com. Na pesquisa, definiram o radar de tendências da logística onde indicam a relevância das tendências tecnológicas, comerciais e sociais para os próximos 5 anos e os 5 anos após. Veja o link aqui

Sobre a ControlPay

Por mais de 17 anos, líder global em prestação de serviços de auditoria de fretes e visibilidade logística, a ControlPay, com escritórios em vários países, serve a grandes multinacionais com estrutura logística complexas, controlando o custo de fretes e o fluxo de fatura de fretes. Nosso serviço também inclui Faturamento Automático, Ferramenta Extra de Custo, Business Intelligence, Ferramenta de Licitação, Rateio de Custo, gestão de tarifas e concorrência de frete em parceria com a tendertool.com. Para mais informações, entre em contanto conosco pelo [email protected]

about Controlpay

 www.controlpay.net.br  

- Blogue: Os 50 principais mercados emergentes Logística 2019 

 

Este site utiliza cookies

A ControlPay e nossos parceiros colocam cookies neste site e utilizam informações não sensíveis do seu dispositivo a fim de melhorar nossos produtos e personalizar anúncios e outros conteúdos do site. Como respeitamos seu direito à privacidade, você pode escolher não permitir alguns tipos de cookies. Contudo, o bloqueio de alguns tipos de cookies pode impactar sua experiência no site e nos serviços que podemos oferecer. Para mais informações sobre cookies, consulte o conteúdo abaixo:

Você pode fazer a escolha aqui e alterar suas preferências a qualquer hora em nossa Política de Privacidade neste site.

Recusar todos Aceitar todos
Cookies necessários

Estes cookies são necessários para o funcionamento do site e não podem ser desativados em nossos sistemas. Geralmente eles são apenas colocados em resposta a ações realizadas por você que equivale a uma solicitação de serviços, como definir preferências de privacidade, fazer login ou preencher formulários. Você pode alterar as configurações do navegador para desabilitar estes cookies, mas isso pode afetar a sua capacidade de acessar e utilizar o site. Estes cookies não armazenam informações de identificação pessoal.

Cookie

User experience
Descrição
Armazena autorização dos usuários que fazem login no painel do administrador
Host
controlpay.com
Duração
Expira após 24 horas
Tipo
http
Cookies analíticos

Estes cookies permitem contar as visitas e origem do tráfego para que possamos medir e melhorar o desempenho do site. Eles nos ajudam a saber quais páginas são as mais e menos procuradas e a ver como visitantes navegam pelo site. Todas as informações que estes cookies coletam são agregadas e, por isso, anônimas. Se você não permitir estes cookies, não saberemos quando você visitou nosso site.

Cookie

Google Analytics
Descrição
Cookie do Google Analytics que é utilizado para identificar o fluxo de visitantes ao nosso site.
Host
controlpay.com
Duração
Expira após 2 anos
Tipo
http
Cookies de marketing

Cookies de marketing são utilizados para rastrear visitantes através dos sites. A intenção é exibir anúncios que sejam relevantes e atraentes para o usuário individual e, assim, mais valioso para divulgadores e anunciantes.

Cookie

perk0mean.com
Descrição
Rastreia as sessões individuais no site, permitindo ao site compilar dados estatísticos de múltiplas visitas. Estes dados podem ser usados para criar leads para fins de marketing
Host
secure.perk0mean.com
Duração
Expira após 3517 dias
Tipo
http
youtube.com
Descrição
Youtube cookie
Host
youtube.com
Duração
Expira após 1 anos
Tipo
http
Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies para otimizar a funcionalidade do site e dar ao usuário a melhor experiência possível. Você pode fazer sua escolha aqui e mudar suas preferências a qualquer momento em nossa Política de Privacidade neste site.