Guia top 5: (3) O que é um prestador de serviço de auditoria de frete (FAP)

Tempo de leitura: 1 minuto. Contém 203 palavras

No sentido mais básico, é um termo para uma empresa de auditoria de frete que presta serviços de análise, conferência e correção de erros em faturas e cobranças de fretes.
Contudo, com a crescente complexidade da cobrança e logística modernas, a terminologia básica não cobre mais por inteiro a grande oferta de serviços das empresas de auditoria de frete. Muitos prestadores de serviço nessa área oferecem visibilidade de processo, coleta e análise de dados de alta tecnologia, otimização das operações logísticas, consultoria e muitos mais.

Economia de custos e prevenção de superfaturamento continuam sendo funções importantes (e às vezes dominantes) de um fornecedor de auditoria de frete. Simultaneamente, empresas de auditoria de frete de alta tecnologia incorporam software, automação e auditores especialmente treinados para realizar conferência de cobrança de frete e economia de custos.

Auditoria de frete de alta tecnologia leva logicamente à produção de dados logísticos comprovadamente precisos que podem ser usados para diversos fins. As empresas de auditoria de frete oferecem esses dados universais para capacitar as operações logísticas de seus clientes, como uma ferramenta para vantagem competitiva.
Uma empresa de auditoria de frete pode oferecer diferentes serviços dependendo do seu nível tecnológico: enquanto fornecedores que trabalham conferindo documentos manualmente, limitando-se apenas à conferência de cobranças de frete, os fornecedores habilitados por TI podem também proporcionar business intelligence, concorrência de fretes, gestão de tarifas, cotação spot e outros serviços.