Guia top 5: (4) Quais são os serviços de auditoria de frete disponíveis

Tempo de leitura: 1 minuto. Contém 263 palavras

A auditoria de frete possui um vasta gama de serviços diretamente ou indiretamente relacionados à conferência de fatura, economia de custos e muitos outros aspectos adjacentes de operações logísticas. Os serviços variam com base no modo de transporte (auditoria marítima, terrestre, aérea, ferroviária, de encomendas, de armazém), nível tecnológico (processamento eletrônico, cobrança eletrônica ou auditoria manual), estágio do envolvimento (soluções de pré ou pós-auditoria), ou os métodos usados para conduzir a conferência de cobranças e faturas (tais como controle de faturamento, self-billing e outras soluções).

Geralmente, a gama de soluções de auditoria de frete é relativamente ampla e depende predominantemente da competência e tecnologias usadas pelo prestador do serviço. Empresas de auditoria de frete de alta tecnologia tendem a oferecer serviços de auditoria habilitados por software e soluções em nuvem com serviços adjacentes conectados a processamento e análise de dados. Prestadores de serviços de auditoria de frete tradicionais focam principalmente na conferência manual de faturas e cobranças, tendo uma margem mais estreita de serviços e possibilidades.

Serviços de auditoria de frete baseados nos modos de transporte podem ter suas próprias especificações, complexidades e requerer um certo tipo de experiência profissional, como também ajustes nas ferramentas e metodologias. Embora prestadores de serviços de auditoria de frete de alta tecnologia tenham construído soluções tecnológicas inovadoras que consolidam seus serviços, o conhecimento e competência humanos ainda são necessários para ajustar, controlar e executar sistemas automatizados. Com a vasta complexidade das operações logísticas em todo o mundo, competências em auditoria especializada ainda são um componente vital em auditoria de frete.

Serviços relacionados à auditoria que resultam de processamento dados e soluções de software (que é a principal característica de empresas de alta tecnologia) podem se apresentar na forma de: business intelligence e analítica avançada, concorrência de fretes, gestão de tarifas, cotação spot e outros.